Branding para marca de produto ou serviço
Com uma abordagem estratégica, alinhamos visão e valores empresariais para planejar propostas de valor, organizar diferenciais e definir estratégias que posicionem a marca de forma única, aumentando a percepção de seus produtos e serviços. Entregamos conceitos e um planejamento de experiências que desenvolvem um verdadeiro ecossistema de marca, impactando múltiplos stakeholders.
Serviços e Soluções
Branding para marca de produto ou serviço
Posicionamento competitivo de mercado
Personas
Proposta de valor
É a promessa central que a marca faz aos seus consumidores, sintetizando os benefícios únicos e a experiência que ela oferece. Ela combina elementos funcionais, emocionais e simbólicos para criar uma oferta irresistível que não só atende às expectativas do consumidor, mas também gera um vínculo profundo e duradouro com a marca.
Proposta de Valor no Ecossistema de marca
É articulação de como uma marca entrega valor não apenas aos seus clientes, mas a todos os stakeholders envolvidos. É sobre construir e sustentar uma rede de relacionamentos onde cada interação fortalece e amplifica a proposta de valor, criando um ecossistema coeso e interdependente que eleva a percepção da marca como um todo.
Identidade de marca
A identidade de marca é a expressão autêntica da essência, valores e propósito da marca, refletida em cada interação e comunicação. Mais do que apenas elementos visuais, como o logotipo e as cores, ela representa o que a marca realmente é e como deseja ser percebida pelo mercado e por seus stakeholders, garantindo consistência na execução das experiências, que passa a ser alinhada em todas as interações.
Jornadas do consumidor
As jornadas referem-se ao mapeamento das experiências e interações que os consumidores têm com a marca ao longo do tempo. Elas capturam cada etapa do relacionamento do cliente com a marca, desde o primeiro contato até a fidelização, permitindo que a marca crie e entregue valor em cada momento dessa trajetória.
Business Experience
Business Experience é a soma de todas as experiências que a marca oferece aos seus clientes e stakeholders ao longo de sua jornada. Ela reflete como a marca aplica seus valores e propósito em cada interação, garantindo que todas as operações e comunicações estejam alinhadas para entregar uma experiência coerente e impactante.
Identidade Visual e Verbal
• Narrativa de Marca
• Customer Story
• Tom de Voz
• Linguagem da Marca
• Universo visual: logo, cores, formas, fotos e grafismos
• Brand Book
Posicionamento competitivo de mercado
Personas
Proposta de valor
É a promessa central que a marca faz aos seus consumidores, sintetizando os benefícios únicos e a experiência que ela oferece. Ela combina elementos funcionais, emocionais e simbólicos para criar uma oferta irresistível que não só atende às expectativas do consumidor, mas também gera um vínculo profundo e duradouro com a marca.
Proposta de Valor no Ecossistema de marca
É articulação de como uma marca entrega valor não apenas aos seus clientes, mas a todos os stakeholders envolvidos. É sobre construir e sustentar uma rede de relacionamentos onde cada interação fortalece e amplifica a proposta de valor, criando um ecossistema coeso e interdependente que eleva a percepção da marca como um todo.
Identidade de marca
A identidade de marca é a expressão autêntica da essência, valores e propósito da marca, refletida em cada interação e comunicação. Mais do que apenas elementos visuais, como o logotipo e as cores, ela representa o que a marca realmente é e como deseja ser percebida pelo mercado e por seus stakeholders, garantindo consistência na execução das experiências, que passa a ser alinhada em todas as interações.
Jornadas do consumidor
As jornadas referem-se ao mapeamento das experiências e interações que os consumidores têm com a marca ao longo do tempo. Elas capturam cada etapa do relacionamento do cliente com a marca, desde o primeiro contato até a fidelização, permitindo que a marca crie e entregue valor em cada momento dessa trajetória.
Business Experience
Business Experience é a soma de todas as experiências que a marca oferece aos seus clientes e stakeholders ao longo de sua jornada. Ela reflete como a marca aplica seus valores e propósito em cada interação, garantindo que todas as operações e comunicações estejam alinhadas para entregar uma experiência coerente e impactante.
Identidade Visual e Verbal
• Narrativa de Marca
• Customer Story
• Tom de Voz
• Linguagem da Marca
• Universo visual: logo, cores, formas, fotos e grafismos
• Brand Book
Como pensamos
Arquitetura de marca, extensão e fusão de marcas
É planejar uma arquitetura de marca coerente, organizar extensões de linha que fortaleçam a marca principal e definir estratégias de fusão que integrem valores e identidades, garantindo coesão e clareza na percepção do mercado.
Essa estrutura é fundamental para otimizar o valor de cada marca, seu reconhecimento no mercado e maximizar o impacto do portfólio como um todo.
- Estratégia de portfólio de marcas
- Territórios de marcas
- Segmentação, definição de subcategorias e extensão de marcas
- Correlação entre marcas de produtos e serviços
- Papéis no portifólio de marcas
- Modelo de arquitetura (casa com marcas, submarcas, casas endossadas)
- Estratégia de naming para portfólio
- Inovação: ideação de novos produtos e serviços a partir da marca
Rebranding
Rebranding é o processo estratégico de reformulação da identidade, posicionamento e comunicação de uma marca para adaptá-la a novas realidades do mercado, mudanças internas ou evolução das expectativas dos consumidores e concorrentes.
Esse processo pode envolver alterações na proposta de valor, diferenciais, identidade visual, nome, ou até mesmo nos valores e propósito da marca. O objetivo do rebranding é revitalizar a percepção da marca, corrigir desvios estratégicos e garantir que ela continue relevante e competitiva, mantendo sua essência enquanto se reposiciona para novos desafios e oportunidades.
- Avaliação de proposta de valor
- Entendimento da percepção de valor de múltiplos stakeholders
- Análise de benefícios e custos percebidos
- Avaliação e gestão Paridades e diferenças
- Processo de mudança (implantação, jornada da mudança)
- Readequação de elementos tangíveis e códigos culturais (tangibilização)
Nossa visão
Acreditamos que marcas direcionam negócios, envolvem comunidades e criam diferenciação.
Marcas fortes facilitam e reduzem custos na aquisição de clientes, aumentam a lealdade e melhoram o relacionamento da empresa com todo o seu ambiente de negócios.
Sabemos que marcas bem construídas geram uma vantagem competitiva real e sustentável, e entregam rentabilidade superior à média de mercado.
Marcas fortes geram valor real para o negócio.
Glossário do Branding para marca de produtos e serviços
O que é Naming?
Naming é o processo estratégico de criação de nomes para marcas, produtos, serviços ou empresas. Esse processo vai além da simples escolha de palavras, envolvendo pesquisas de mercado, análise semântica e linguística, além de considerações legais e culturais para garantir que o nome escolhido seja único, memorável e adequado ao posicionamento da marca. O objetivo do naming é criar um nome que reflita a identidade da marca, ressoe com o público-alvo e contribua para a construção de uma imagem sólida e coerente no mercado.
O que é extensão de marca?
A extensão de marcas é a estratégia de usar a força e o reconhecimento de uma marca existente para lançar novos produtos ou serviços em diferentes categorias ou mercados. Esse movimento deve ser cuidadosamente planejado para garantir que a nova oferta esteja alinhada com a essência e os valores da marca original, ampliando seu alcance sem diluir sua identidade.
O que é brand persona?
Branding persona é a personificação da marca, representando seus valores, personalidade e tom de voz como se fosse uma pessoa real. Essa estratégia envolve a criação de uma “persona” com características específicas que guiam a comunicação e a interação da marca com seu público-alvo. O objetivo é humanizar a marca, tornando-a mais próxima e acessível, o que fortalece a conexão emocional com os consumidores. A brand persona deve ser coerente e autêntica, refletindo a identidade e os valores da marca em todos os pontos de contato, desde campanhas de marketing até o atendimento ao cliente.